Projeto Reconstruir

O Projeto Reconstruir surgiu em 2014, de uma parceria entre o TJCE, por meio das Varas de Execuções Penais da Comarca de Fortaleza, com o Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon) e 21 construtoras filiadas.



A iniciativa possibilita a contratação de pessoas que estejam cumprindo pena nos regimes semiaberto e aberto e egressos para trabalharem em canteiros de obras, abrindo a possibilidade de retorno ao mercado de trabalho, recuperando assim a cidadania.

O papel da Porto Freire neste projeto é receber e empregar essas pessoas, oferecendo condições de trabalho e recebendo a equipe multidisciplinar do TJCE para acompanhamento e suas atividades diárias.

Já participaram do projeto 08 empregados, com um histórico de 1 a 2 anos de empresa, e alguns ainda estão alocados em nossas obras.


Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes

Em março de 2015 a Prefeitura Municipal de Fortaleza conferiu à Porto Freire o certificado de Empresa Cidadã Parceira na participação do Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes, demonstração do compromisso social e ambiental, com o desenvolvimento da cidade.


Projeto Educar Aprendendo

O Projeto Educar Aprendendo surgiu em um contexto educacional de evasão escolar, desistência e falta de qualificação de seus profissionais, tendo que atender as demandas do mercado e, ao mesmo tempo valorizar quem já está na casa.

Diante disso, a Porto Freire oferece apoio psicossocial e a possibilidade de desenvolvimento do senso crítico de seus funcionários, com a construção de uma rede de formação da educação básica, através das parcerias com o SESI (Serviço Social da Indústria). Esta formação é proporcionada através de aulas do serviço de educação EJA (Educação de Jovens e Adultos) dentro dos canteiros de obras, com professores e material didático próprio do SESI e aprovado pelo MEC.

O programa começou em setembro de 2015, formado por 02 turmas do ensino fundamental de 1º Segmento (1ª a 5ª série) e 2º segmento (6ª a 9ª série), atendendo cerca de 50 funcionários.


Projeto Educação Profissional – Escolas Técnicas do Governo do Estado

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Educação (SEDUC), em 2008 implantou a rede de educação profissional com o objetivo de integrar o Ensino Médio à formação profissional de Nível Técnico, oferecendo educação em tempo integral aos jovens, sendo a escola básica no período da manhã e o técnico no período da tarde. O modelo integrado possibilita a qualificação para ingressar no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que são habilitados a concorrer à uma vaga na universidade.

A Porto Freire é parceira do projeto oferecendo a experiência prática a estes alunos em diversas áreas. Esta parceria vem desde 2011, ofertando vagas em áreas administrativas e nas obras, abrangendo os cursos de: Secretariado, Contabilidade, Administração, Logística, Informática, Redes de Computadores, Edificações e Segurança do Trabalho. Já recebemos mais de 40 estagiários, onde 04 deles foram efetivados, agregando conhecimento e mão-de-obra nova ao quadro da empresa. Anualmente renovamos a parceria com a absorção de novos estagiários, atualmente estamos com 11 estagiários alocados nas obras e administração.