• Projeto Reconstruir

    O Projeto Reconstruir surgiu em 2014, de uma parceria entre o TJCE, por meio das Varas de Execuções Penais da Comarca de Fortaleza.
    SAIBA MAIS
  • Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes

    Empresa Cidadã Parceira na participação do Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes
    SAIBA MAIS
  • Projeto Educar Aprendendo

    O Projeto Educar Aprendendo surgiu em um contexto educacional de evasão escolar, desistência e falta de qualificação de seus profissionais, tendo que atender as demandas do mercado e, ao mesmo tempo valorizar quem já está na casa.
    SAIBA MAIS
  • Projeto Educação Profissional

    O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Educação (SEDUC), em 2008 implantou a rede de educação profissional com o objetivo de integrar o Ensino Médio à formação profissional de Nível Técnico.
    SAIBA MAIS
  • Projeto Sou + Ação

    Nasceu em setembro de 2017 com a ideia da diretoria técnica de iniciarmos um projeto de responsabilidade social, no qual reconheceríamos alguns de nossos colaboradores das obras, oferecendo assistência na reforma de suas casas.
    SAIBA MAIS

Projeto Reconstruir

O Projeto Reconstruir surgiu em 2014, de uma parceria entre o TJCE, por meio das Varas de Execuções Penais da Comarca de Fortaleza, com o Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon) e 21 construtoras filiadas.

A iniciativa possibilita a contratação de pessoas que estejam cumprindo pena nos regimes semiaberto e aberto e egressos para trabalharem em canteiros de obras, abrindo a possibilidade de retorno ao mercado de trabalho, recuperando assim a cidadania.

O papel da Porto Freire neste projeto é receber e empregar essas pessoas, oferecendo condições de trabalho e recebendo

Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes

Em março de 2015 a Prefeitura Municipal de Fortaleza conferiu à Porto Freire o certificado de Empresa Cidadã Parceira na participação do Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes, demonstração do compromisso social e ambiental, com o desenvolvimento da cidade.

Projeto Educar Aprendendo

O Projeto Educar Aprendendo surgiu em um contexto educacional de evasão escolar, desistência e falta de qualificação de seus profissionais, tendo que atender as demandas do mercado e, ao mesmo tempo valorizar quem já está na casa.

Diante disso, a Porto Freire oferece apoio psicossocial e a possibilidade de desenvolvimento do senso crítico de seus funcionários, com a construção de uma rede de formação da educação básica, através das parcerias com o SESI (Serviço Social da Indústria). Esta formação é proporcionada através de aulas do serviço de educação EJA (Educação de Jovens e Adultos) dentro dos canteiros de obras, com professores e material didático próprio do SESI e aprovado pelo MEC.

O programa começou em setembro de 2015, formado por 02 turmas do ensino fundamental de 1º Segmento (1ª a 5ª série) e 2º segmento (6ª a 9ª série), atendendo cerca de 50 funcionários.

Projeto Educação Profissional

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Educação (SEDUC), em 2008 implantou a rede de educação profissional com o objetivo de integrar o Ensino Médio à formação profissional de Nível Técnico, oferecendo educação em tempo integral aos jovens, sendo a escola básica no período da manhã e o técnico no período da tarde. O modelo integrado possibilita a qualificação para ingressar no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que são habilitados a concorrer à uma vaga na universidade.

A Porto Freire é parceira do projeto oferecendo a experiência prática a estes alunos em diversas áreas. Esta parceria vem desde 2011, ofertando vagas em áreas administrativas e nas obras, abrangendo os cursos de: Secretariado, Contabilidade, Administração, Logística, Informática, Redes de Computadores, Edificações e Segurança do Trabalho. Já recebemos mais de 40 estagiários, onde 04 deles foram efetivados, agregando conhecimento e mão-de-obra nova ao quadro da empresa. Anualmente renovamos a parceria com a absorção de novos estagiários, atualmente estamos com 11 estagiários alocados nas obras e administração.

Projeto Sou + Ação

Nasceu em setembro de 2017 com a ideia da diretoria técnica de iniciarmos um projeto de responsabilidade social, no qual reconheceríamos alguns de nossos colaboradores das obras, oferecendo assistência na reforma de suas casas. A partir de uma série de reuniões, ficou definido que para selecionar os colaboradores, seriam analisados alguns critérios, como comprometimento, assiduidade, práticas dos valores organizacionais, localidade de moradia e necessidade de reforma.

Cada obra indica cerca de 04 colaboradores que serão postos como indicados aos demais e passarão por uma eleição, feita por toda a equipe da obra. Com a escolha definida, é feito o levantamento de material e mão-de-obra necessária para a reforma. Com isso, são definidas as frentes de serviços e os prazos para conclusão.

Até então tivemos a nossa primeira turma, contemplando 05 colaboradores, onde uns já se encontram com a casa concluída e outros em processo de reforma. A ideia é que o projeto tenha uma turma por ano, de acordo com o volume de obras que a Porto Freire tiver em execução.